Pentaho Community Meetup 2017

Versão Europeia do Pentaho Day (Nome do evento realizado no Brasil) chega a sua 10º edição. Parabéns a todos pelo excelente evento.

Vejam abaixo, os destaques do evento:

Iniciando com um grande OBRIGADO a IT Novum e aos organizadores do evento em Mainz (Alemãnha), sem dúvida, foi o melhor PCM organizado até agora.

Pentaho Community Meetup 2017, review por Openin Big Data

Pentaho Community Meetup 2017, review por Openin Big Data

Foi o maior PCM de todos os tempos, com muitos inscritos despertando o interesse de outros. O salão grande onde teve a apresentação principal estava lotado e foi realmente muito bom ver o quanto este evento tem crescido ao longo dos últimos anos. Havia rostos familiares dos últimos anos, mas também algumas caras novas, ainda bem, isso mostra renovação.

Pentaho Community Meetup 2017

Pentaho Community Meetup 2017, review por Openin Big Data

Houve um foco mais forte este ano na qualidade e nos padrões do código, pelo menos foi o que vimos nas palestras de Slawo sobre Testes Automatizados com PDI, o Plugin Git do PDI de Hiromu e o Plugin de teste de unidade PDI de Matt, um claro sinal de que o produto está sendo usado em projetos grandes.

Sempre houve com grande entusiasmo, um ciclo de feedback direto entre o desenvolvedor do produto e da comunidade, mas atualmente Pentaho / Hitachi Vantara opera de uma maneira diferente. A empresa tem crescido muito e é agora parte de algo maior, MUITO maior. O produto é utilizado nos dias de hoje em muitas grandes empresas, Pentaho / Hitachi Vantara não vendem apenas software, criaram ao longo dos últimos anos um braço de serviços. As apresentações que rolaram aqui cobriu os mais variados casos de uso do produto.

Pentaho Community Meetup 2017, review por Openin Big Data

Pentaho Community Meetup 2017, review por Openin Big Data

O PCM em última análise, permitiu encontrar e conversar com amigos de todo o mundo, entender o que eles estão fazendo e como eles estão resolvendo seus problemas de negócios.

Houve apresentações bastante interessantes. O espaço para a trilha técnica ficou lotado. Houve uma longa linha de apresentações no sábado (12/11). Para aliviar um pouco e permitir que todos pudessem participar, houve algumas apresentações na sexta-feira (11/11).

Em um evento como o PCM, há sempre alguém que se destaca na multidão. Nos últimos dois anos, este tem sido Hiromu Hota. Ele conseguiu surpreender a todos este ano novamente, revelando o PDI Git Plugin. Ele foi ovacionado pelo público, muitos vieram até ele para lhe dar os parabéns e dizer o quanto é fantástico o trabalho que ele tem feito para a comunidade.

Pentaho Community Meetup 2017

Pentaho Community Meetup 2017

Abaixo, alguns links de apresentações disponibilizadas pelos palestrantes:

Updates on webSpoon and other innovations from Hitachi R&D
Understanding the Pentaho CDE NewMapComponent
Continuous ETL Testing for Pentaho Data Integration (kettle)

É fantástico ver a comunidade realizar estes eventos, mostra a força e quão grande é o modelo baseado em Software Livre. A Openin Big Data espera que o evento PCM continue assim como o Pentaho Day Brasil. Vamos trabalhar para isso acontecer muito melhor em 2018.

Este post se baseou no texto original de Diethard Steiner
http://diethardsteiner.github.io/pcm/2017/10/12/PCM.html

Copyright © 2018 Openin. Todos os direitos reservados.