O PDI Tableau Data Extract Output Plugin é um plugin desenvolvido pela estadounidense Inquidia Consulting e está disponível gratuitamente para download através do Marketplace do Pentaho Data Integration (PDI). Trata-se de uma versão estável e tem sido bastante utilizado. Falando em termos de maturidade do plug-in, ele já consolidou seu lugar entre os plugin’s mais estáveis e adotados dos últimos tempos com a versão 2.0.0.

pdi_tableau_data_extract_output_plugin

pdi_tableau_data_extract_output_plugin

O resultado do plugin ajuda a criar tabelas baseadas na extração de arquivos de qualquer tipo de fonte (arquivos textos, tabelas, planilhas eletrônicas, xml, json, web services, sistemas legados, HDFS etc.) e também uma série de lógicas e transformações podem ser aplicadas para tornar o resultado final como o usuário Tableau deseja em seus relatórios. O resultado final é um arquivo com extensão .tde que indica que é um arquivo de extração Tableau. Uma vez que o arquivo .tde é criado, você pode então publicar o arquivo TDE em um Tableau Server ou usar o TDE no Tableau Desktop. A versão 2.x é compatível com o Tableau 9.1. Devido ao licenciamento, a API do Tableau Data Extract não é distribuída pelo Pentaho Marketplace e requer instalação adicional. As instruções para baixar e instalar o Tableau Data Extract API estão disponíveis em: https://github.com/cdeptula/tdeoutputplugin

Se você não conseguir usar do link acima, eu tenho uma cópia do arquivo neste local:
https://drive.google.com/open?id=0B9IfgIjnwTtNWl80U0JCMS1JNkU

Instale o plugin do marketplace e vá para : /plugins/steps/

Agora, a hora de usar o plugin:

tableau_output_example

Tableau Data Extract Output consiste em 2 abas de configurações.

Uma delas é as configurações de extração do Tableau, onde podemos definir as propriedades do arquivo .tde, como a localização do arquivo, o que fazer no caso de o arquivo já existir, anexar ou criar novo, anexar um formato de data ao nome do arquivo .tde.

tableau_output_properties

A segunda parte da configuração consiste na aba de campos onde podemos definir quais campos devem estar no arquivo .tde e para alterar o tipo de dados para o formato Tableau ou qualquer formato necessário para o usuário exibir.

tableau_output_fields

Limitação:
O Tableau Data Extract Output, como o nome sugere, só pode gravar no formato Tableau data extract, ele não pode gravar no formato Tableau Workbook ou formato .twbx.

Copyright © 2018 Openin. Todos os direitos reservados.